Enquadramento
A nova lei da distribuição de seguros (lei 7/2019) introduziu alterações significativas no desempenho da atividade para as entidades que operam neste setor. Umas das alterações mais evidenciadas está relacionada com a profissionalização cada vez mais acentuada dos Mediadores e PDEADS.
Para responder a esta exigência a MOFP desenvolveu um curso integrado que designou como MEM – Modelo de Eficácia do Mediador.
O curso tem como objetivo dotar os formandos de ferramentas, técnicas, e conhecimentos para que no final estejam aptos a desempenhar com maior eficácia as várias ações relacionadas com a atividade de Mediador de Seguros.
Destinatários
Mediadores de Seguros – Agentes, Corretores e Pessoas Diretamente Envolvidas na Atividade de Distribuição de Seguros
Outros colaboradores do setor segurador que pretendam adquirir e/ou atualizar os seus conhecimentos.
Metodologia
O curso Modelo de Eficácia do Mediador de Seguros da MOFP é realizado em regime (E-learning) através da nossa plataforma de formação. O curso funciona em modo síncrono (por videoconferência), e ainda assíncrono (via Moodle) podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso estipulado.
Sessões síncronas e assíncronas (7 aulas de sessões síncronas devidamente calendarizadas).
Duração
O curso Modelo de Eficácia do Mediador de Seguros tem uma duração de 30 horas.
Programa
Módulo I - Enquadramento do Curso
- Unidade 1 – A Evolução Legislativa para a Atividade de Distribuição de Seguros
- Unidade 2 – O Modelo de Eficácia do Mediador
Módulo II - Gestão da Atividade
Objetivos Específicos - Analisa o seu estilo de Organização, Estabelece metas e redige planos específicos de negócio; Planifica e gere o tempo para atingir essas metas; Identifica o seu mercado, faz uma prospeção eficaz; Organiza-se a si próprio, ao cliente e à atividade; controla os resultados; Revela os planos, redefine os objetivos.
As funções que integram o exercicio da profissão do mediador
- Unidade 1 – Organização
- Unidade 2 – Planeamento
- Unidade 3 – Prospeção
- Unidade 4 – Resumo
Módulo III - Gestão de Clientes
Objetivos específicos - Marca entrevistas e encontra-se com Clientes e potenciais Clientes (prospetos); Deteta a necessidade do Cliente(Cross Seeling) ou potencial cliente (UP – Seeling); Apresenta e discute propostas para resolução dos problemas; Usa Estratégias de Acompanhamento; Constroem relações com os Clientes e potencias Clientes (prospetos); Obtêm o compromisso dos clientes em todas e em cada uma das fases; Conseguem referências e recomendações em todos os contatos.
As funções que integram o exercicio da profissão do mediador
- Unidade 1 – Marcação de Entrevistas
- Unidade 2 – Deteção de Necessidades
- Unidade 3 – Apresentação da Solução
- Unidade 4 – Serviço Pós-Venda
- Unidade 5 – Resumo
Objetivos
O Objetivo Geral consiste em proporcionar uma formação que permita a aquisição, aperfeiçoamento ou atualização sobre as principais atividades do Mediador de Seguros e tem como objetivos específicos:
- A relação do Mediador com o mercado e a forma como este se vê e se reconhece nesta relação;
- As atividades de GESTÃO do NEGÓCIO que este desenvolve – as ferramentas e métodos que usa como “empresário” de seguros;
- As atividades de GESTÃO do CLIENTE em que se baseia essa relação, como é promovida, que momentos são fundamentais para reforçar a sua carteira;
- Simular situações reais, interpretar os resultados e tirar conclusões.
Certificado
Após aproveitamento do curso será atribuído o Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de julho).
A MOFP atribuí ainda um certificado próprio de aproveitamento relativamente ao curso frequentado.